Manual e Dicas de Instalação das Novas Borrachas (Gaxetas)


COMO TROCAR / INSTALAR/ MUDAR BORRACHA DE PORTA DE GELADEIRA. - MODELOS SEM PARAFUSOS

 

Todas as dicas visam uma instalação correta para o melhor funcionamento do seu produto, caso não consiga fazer a instalação, por favor  procure um técnico especializado.

MUITO IMPORTANTE! A BORRACHA NOVA LEVA ALGUNS DIAS PARA ASSENTAR E SE MOLDAR A REGULAGEM DA PORTA PRINCIPALMENTE QUANDO O CLIMA ESTÁ FRIO.

As borrachas encaixadas são fabricadas com um perfil de “sanfona”, ou seja, a borracha nova normalmente é ligeiramente mais baixa que a usada pois ela ainda não “abriu a sanfona”.  Para agilizar o processo de encaixe e assentamento pode ser utilizado um secador de cabelo COM MUITO CUIDADO para não aquecer demais e derreter a borracha.

 

PASSO A PASSO

1 Deixar pelo menos um dia a borracha fora da embalagem,  pois a mesma  vêm dobrada e fazendo isto volta ao estado original (sem marcas da dobra) .

2 Tire a borracha anterior com cuidado para não quebrar o painel (parte branca) que pode estar ressecado.

3 Limpe bem a canaleta e verifique se não restaram resíduos de sujeira e poliuretano para não atrapalhar o encaixe da borracha.

4 Caso a sua borracha seja instalada pela lateral do painel (geladeiras mais antigas com “aba dura” de encaixe) aconselhamos retirar a porta visando uma melhor instalação.

5 Passe uma pequena quantidade de detergente comum em toda a extensão da canaleta para facilitar a instalação, não se preocupe pois este detergente irá secar em breve .

6 Encaixe os quatro cantos da borracha primeiro, caso não faça isto há a possibilidade da mesma esticar na instalação e “sobrar” no final da porta. Em seguida encaixe o restante da borracha sem utilizar ferramentas pontiagudas (chave de fenda, faca e etc) .

7 MUITO IMPORTANTE! APÓS O ENCAIXE COMPLETO, FAÇA A REGULAGEM E NIVELAMENTO DA PORTA, VERIFIQUE SE AS DOBRADIÇAS ESTÃO GASTAS OU TORTAS, VERIFIQUE SE AS BUCHAS PLÁSTICAS (FICAM ENTRE A PORTA E A DOBRADIÇA) ESTÃO DESGASTADAS OU COM FOLGA (MUITO COMUM) .

 

******************************************************************

1
Compre a gaxeta certa. Comece procurando a peça certa para o modelo de sua geladeira, de acordo com o modelo e quaisquer outras identificações dele.
 

 

 

2
Enquanto tira a gaxeta velha, prepare a nova. Coloque-a em água quente por algum tempo antes de instalá-la. Não esqueça de desligar a geladeira da tomada antes de fazer os reparos.[3]

 

 

3
Tire a gaxeta da porta. Pegue-a por dentro e puxe, para descobrir o parafuso

 

 

4
Afrouxe todos os parafusos que fixam a vedação. Erga as beiradas da borracha para chegar aos parafusos que prendem o revestimento plástico e a gaxeta à porta

 

5
Quando todos os parafusos estiverem soltos, a gaxeta sairá com facilidade e você poderá tirá-la. Faça isso com cuidado, pois o revestimento de plástico pode rachar e quebrar se for forçado, portanto não exagere


 

6
Instale a nova vedação. Ponha-a sobre um dos cantos superiores, encaixando-a por baixo da peça de metal. Faça isso ao longo da porta inteira. Lembre-se de trabalhar de cima para baixo.

 

7
Parafuse com a chave canhão. Não aperte os parafusos completamente ainda, só o suficiente para segurar as peças juntas.

 

8
Passe talco. Passe um pouco de talco nas dobras da borracha para que não grudem.

 

9
Caso isso não resolva, enfie uma chave de fenda sob a vedação e feche a porta. Deixe assim por uma hora.

10
Abra e feche a porta várias vezes para saber se a vedação está funcionando. Observe se há partes empenadas e repita esse processo algumas vezes.

11
Esfregue a vaselina nos cantos internos se encontrar folgas. Assim que parecer perfeito, aperte mais os parafusos. Você também pode aquecer a vedação com um secador de cabelo para reparar as folgas, pois o calor amolece a borracha e é mais fácil esticá-la.

 

****************************************************************************

DICAS IMPORTANTES - LEIA COM ATENÇÃO

----------------------------------------------------------------------

Dica mais importante e é a que gera mais reclamações dos clientes

Um comportamento ja esperado da nova borracha é que nos primeiros dias ela aparente nao ter pressao ne mostre força no ima, isso é totalmente normal, para acelerar o processo de assentamento da nova borracha é necessario passar o secador ou soprador termico ja com a nova borracha instalada na porta tanto nas laterais quanto na parte do ima isso facilita que a nova borracha se molde a porta, se assentando mais rapido.

E necessario que nos primeiros dias a porta fique pressionada, assim como ela vem de fabrica.

 

 

E necessario que nos primeiros dias a porta fique pressionada, assim como ela vem de fabrica

Caso o imã esteja amassado, voce pode com a ponta dos polegares dessamassar, está ação é importantissima, pois caso ele fique amassado a porta não ficará fechada e teremos problemas de vedação.

 

* Alinhando o ima / Retirar ondulações:

Caso o imã esteja amassado, voce pode com a ponta dos polegares dessamassar, está ação é importantissima, pois caso ele fique amassado a porta não ficará fechada e teremos problemas de vedação.


* Minha borracha nova veda menos que a borracha antiga??

Apos a instalação é normal que a porta tenha dificuldade de fechar nos primeiros dias, a borracha precisa se assentar a sua porta, para isso mantenha a porta pressionada por alguns dias, com auxilio de alguma fita adesiva ou elastico, este processo de cura da borracha leva de 3 a 7 dias, apos este tempo ela ja se assentou e passará a dar 100% de vedação .

 

* As emendas / soldas estão altas, minha borracha não encostam nos cantos, e fica vazando ar.

Em alguns casos a solda da maquina fica saltada, para solucionar este problema, basta pegarmos uma lixa de unha ou uma lixa fina e passar suavemente em cima da solda, repita o processo nos 4 cantos da sua nova borracha . 

 

 * A borracha nova é mole/macia, diferente da original, que é mais dura/rigida, porque ?

A principal diferença entre elas é o tempo(- Quando falamos em tempo, imagine quanto tempo a sua geladeira ja estava pronta antes de voce compra-la ? quanto tempo voce ja possue a geladeira e ela esta ligada, a baixa temperatura da geladeira faz com que a borracha fique ressecada e endureça), a nova borracha borracha é mais macia pois como ela é recem fabricada ( em media 10 a 15 dias de fabricação). Poderiamos fabricar ela em uma material mais rigido/duro, porem isso diminui a vida util, quanto mais duro, mais recessecado é o material e quanto mais ressecado mais suscetivel a trincas, rachaduras e rasgos.

 

Com isso, optamos em fabricar em um material mais macio que tem uma durabilidade muito maior em relação a outros do mercado. Está é opção que tomamos pensando em você e no seu bolso.

* Dicas de conservação, Limpeza e Economia de Luz

* Como Conservar a Borracha da Geladeira, para que não resseque com o tempo.

Passe Vaselina periodicamente nas borrachas para mante-las hidratadas e assim prolongar a vida util da sua nova borracha.

A borracha da Geladeira deve ser limpa apenas com um pano úmido e sabão de coco. Jamais passe álcool na borracha.

Para manter a qualidade da borracha, passe vaselina líquida após a limpeza. Todas essas dicas além de conservar a sua geladeira por mais tempo e ajudam também a gastar menos energia.

 

REFRIGERAÇÃO OGNET-SHOP

Tel.: / WhattsApp.: (11) 99425-1306